Escolha uma Página

Rede Lado

jun 17, 2021

MP da privatização da Eletrobrás será votada hoje no Senado

A Medida Provisória que permite a privatização da Eletrobras será votada hoje a partir das 10h no Senado. O texto traz o plano de capitalizar ações da empresa, ou seja,…

A Medida Provisória que permite a privatização da Eletrobras será votada hoje a partir das 10h no Senado. O texto traz o plano de capitalizar ações da empresa, ou seja, coloca-las na Bolsa de Valores (e não poderiam ser adquiridas pela União e nem por bancos públicos).

É o começo de uma diluição da empresa pois no texto também está escrito que é possível que a Eletrobras faça ofertas secundárias de ações de propriedade da União ou de empresa por ela controlada, assim, dissolver a participação do Brasil na empresa.

A MP foi enviada por Jair Bolsonaro (sem partido) em fevereiro de 2021 e estava prevista para ser votada ontem (16), porém, a oposição pressionou para mais tempo e o presidente da casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) adiou para hoje.

A Eletrobras é responsável por 30% da energia produzida no país. Hoje, o Brasil está em risco de um novo racionamento de energia por conta da crise hídrica.

Fontes: Folha de S. Paulo, Carta Capital, Brasil de Fato, Valor Econômico