Bolsolão e CPI do “tratoraço”: deputados articulam investigação | Rede Lado
Escolha uma Página

Rede Lado

maio 12, 2021

Bolsolão e CPI do “tratoraço”: deputados articulam investigação

No dia 09 de maio, domingo, o jornal O Estado de S. Paulo divulgou uma matéria sobre o “orçamento paralelo” que o Governo Bolsonaro reservou para obter apoio de parlamentares.…

No dia 09 de maio, domingo, o jornal O Estado de S. Paulo divulgou uma matéria sobre o “orçamento paralelo” que o Governo Bolsonaro reservou para obter apoio de parlamentares. O orçamento seria cerca de 3 bilhões de reais e boa parte estaria reservada para a compra de tratores e equipamentos agrícolas por até 259% do valor normal.

O deputado federal Ivan Valente (Psol-SP) levou um requerimento pedindo abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a destinação destes recursos. Para o ser aceito, o requerimento deve ter 171 votos a favor. No documento, Valente afirma que o governo “afronta gravemente as normas parlamentares”.

Ontem, 11, o vice-presidente Hamilton Mourão disse “quem não deve, não teme” sobre a manobra. Os deputados federais Marcelo Freixo (Psol-RJ) e Alessandro Molon (PSB-RJ) anunciaram que vão acionar o Tribunal de Contas da União e o Ministério Público Federal para investigar o que estão chamando de “bolsolão”.

Enquanto isso, universidades como a Universidade Federal do Rio de Janeiro estão com perigo de fecharem suas portas por falta de verba. O Ministério da Educação cortou 1,4 bilhões em verba para universidades em 2021. Além disso, a vacinação continua a passos lentos.

Fontes: Carta Capital, Folha de S. Paulo

Foto: Vlter Campanato/Agência Brasil