“Fura-fila” da vacina é aprovado pela Câmara e Bolsonaro janta com empresários | Rede Lado
Escolha uma Página

Rede Lado

abr 8, 2021

“Fura-fila” da vacina é aprovado pela Câmara e Bolsonaro janta com empresários

Câmara dos Deputados aprovou o “camarote da vacina” e agora empresas podem comprar imunizantes. O texto aprovado retira a exigência que empresas só poderiam começar a imunização depois que todo…

Câmara dos Deputados aprovou o “camarote da vacina” e agora empresas podem comprar imunizantes. O texto aprovado retira a exigência que empresas só poderiam começar a imunização depois que todo o grupo prioritário fosse vacinado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, a proposta passa a permitir a compra de vacinas autorizadas por agências estrangeiras reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sem que precise passar pelo crivo da Anvisa.

As empresas terão duas opções:

  • Comprar os imunizantes e doar integralmente ao SUS
  • Aplicar as doses em seus empregados de forma gratuita e doar a mesma quantidade ao SUS

Ontem, 7, Bolsonaro jantou com empresários em São Paulo. Ministros que estavam presentes no jantar, logo que saíram da reunião, afirmaram que o encontro foi de “apoio” e “aliança” entre o empresariado brasileiro e o governo. Empresários dos setores da saúde, banqueiros, empreiteiros estavam presentes.

A compra de imunizantes pela via privada provavelmente vá gerar a falta de vacinas no setor público, já que os grandes laboratórios só vendem para governos e isso pode gerar concorrência. Mais uma vez, ao invés do Congresso pressionar a compra de vacinas para o povo, colocou a vida (e a morte) de pessoas nas mãos do setor privado. O texto ainda irá para o Senado e para Jair Bolsonaro (que depois deste jantar, já deu sua resposta).

 

Fontes: Brasil de Fato, Carta Capital, Folha de S. Paulo, CNN
Foto: Agência Brasil