Escolha uma Página

Rede Lado

abr 14, 2021

Senado cria CPI da Covid e governo Bolsonaro tenta desarticular o inquérito

Nesta terça-feira (13) o Senado criou oficialmente a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 que tem por objetivo apurar as ações, omissões e crimes na gestão e condução da…

Nesta terça-feira (13) o Senado criou oficialmente a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 que tem por objetivo apurar as ações, omissões e crimes na gestão e condução da pandemia.

O inquérito deve focar no caso de Manaus (AM), onde pacientes morreram por falta de mantimentos como oxigênio nos hospitais em janeiro deste ano. Mais de 30 parlamentares assinaram o requerimento, o mínimo necessário de acordo com a Constituição Federal são 27 assinaturas.

A Comissão definida não agradou a base governista. Agora o governo quer adiar ao máximo a agenda da comissão escolhida. O grupo terá 11 membros titulares e 7 suplentes, a escolha de cada integrante não tem data definida, pode acontecer a qualquer momento.

Enquanto isso, o governo Bolsonaro tenta desarticular e atrasar a CPI. Uma das estratégias é articular com aliados o atraso a indicação de membros para a bancada da comissão e condicionar as reuniões para o presencial, o que também não tem data para ocorrer.

Bolsonaro tentou inserir governadores e prefeitos na CPI, mas não teve sucesso.

Fonte: Braasil de Fato, Carta Capital, Folha de S. Paulo