Leia mais aqui.
Foto: Pedro Guerreiro
Nunca quisemos tanto que um primeiro de abril fosse realmente o Dia da Mentira. Hoje, Brasil registra 3.950 mortes e a média móvel alcançou pelo sexto dia consecutivo o registo de 2.971 mortes por dia por Covid-19.
Em 112 dias de pandemia em 2020 o Brasil registrou 66.868 óbitos por Covid-19, mesmo número que o país registrou só no mês de março de 2021. O Brasil vem batendo recorde de mortes no mundo há 25 dias.
Além deste cenário apavorante, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que irá distribuir em abril 25,5 milhões de doses da vacina contra a doença, o que totaliza quase a metade do previsto. A meta seria vacinar, por dia, cerca de 1 milhão de pessoas em abril.
É importante lembrar que o governo Bolsonaro recusou três vezes a compra de vacinas do laboratório Pfizer, que previa cerca de 70 milhões de doses, a negociação previa 3 milhões de vacina já de início, cerca de 20% do que foi aplicado até o momento no Plano de Imunização Nacional. Bolsonaro também atacou a vacina CoronaVac (Sinovac – Butantan), que é ligada ao governo de São Paulo e recusou a vacina russa Sputinik V por pressão do governo Trump. Somam-se 321.886 mortes por Covid-19 no Brasil.
Fonte: Consócio de Veículo de Imprensa, Folha de S. Paulo, BBC, UOL
Foto: Pedro Guerreiro