‘Impactos da tecnologia e a necessidade de proteção à dignidade do trabalhador’ serão abordados no Seminário da Rede Lado 2025 | Rede Lado

Rede Lado

out 3, 2025

‘Impactos da tecnologia e a necessidade de proteção à dignidade do trabalhador’ serão abordados no Seminário da Rede Lado 2025

Evento acontece dias 13 e 14 de novembro, em São Paulo, com participação de Antonio Baylos Grau e palestrantes renomados. Confira quem são e a programação da edição.   Nesta…

Evento acontece dias 13 e 14 de novembro, em São Paulo, com participação de Antonio Baylos Grau e palestrantes renomados. Confira quem são e a programação da edição.  

Nesta semana, no Supremo Tribunal Federal (STF), iniciou o julgamento que pode ser um marco para o Direito do Trabalho no Brasil, com a discussão do enquadramento de contratos fora da CLT no setor de plataformas digitais (Rcl 64.018 e RE 1.446.336), com possibilidade de reconhecimento de vínculo de emprego entre motorista de aplicativo e empresa administradora da plataforma digital. A Lado não só marcou presença no acompanhamento da sessão, como advogadas e advogados associados à Rede realizaram sustentações orais representando entidades de classe pela defesa dos direitos sociais fundamentais. A expressiva contribuição da Rede Lado ao debate público na tribuna é fruto do acúmulo desenvolvido em discussões levantadas nos grupos de trabalho internos, bem como nos últimos seminários presenciais, abertos ao público, organizados anualmente pela Lado. Este ano, queremos convidar você a fazer parte dessa transformação e participar, conosco e na presença de palestrantes renomados, da edição de 2025, que acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro, em São Paulo, intitulada “Crise de Hegemonia e Mundo do Trabalho: criticar o excludente, construir o inclusivo”.   

“Esperamos que o seminário fomente reflexões e debates e que, a partir desse conhecimento coletivo, haja espaço para a sistematização de ideias e, quem sabe, para a formulação de caminhos para promover um Direito do Trabalho inclusivo, capaz de dialogar com as demandas da classe trabalhadora, considerando os impactos da tecnologia e a necessidade de proteção à dignidade do trabalhador”, destacou a Dra. Denise Arantes, sócia do escritório Mauro Menezes e Advogados. 

Para a advogada, membro do GT COM da Rede Lado, organizador do evento, as transformações no Mundo do Trabalho e a visão crítica aos modelos já apresentados darão base para as discussões propostas. 

Nos últimos tempos, o mundo do trabalho tem passado por grandes transformações e desafios. A Reforma Trabalhista de 2017, a desregulamentação de direitos sociais, a revogação de Normas Regulamentadoras (NRs) voltadas à saúde e segurança do trabalho, o forte debate social e judicial sobre o direito aplicável aos chamados trabalhadores plataformizados e as decisões recentes sobre a relação de emprego nos casos da ‘pejotização’ são exemplos das transformações e dos desafios enfrentados pelos trabalhadores e pelos operadores do Direito do Trabalho”, analisou Dra. Denise.   

A integrante do GT COM explica, ainda, o que motivou a escolha pela temática de 2025: O tema do seminário expressa essa tensão: queremos refletir criticamente e debater sobre os modelos de proteção existentes, buscando alternativas inclusivas de proteção a cada categoria e a todos os trabalhadores”, destacou.  

E para conduzir os debates, além de conceituados palestrantes brasileiros, o Seminário contará com a participação especial de Antonio Baylos Grau, da Universidad Castilla La-Mancha (UCLM), de Toledo, na Espanha, por meio de transmissão ao vivo e interação virtual com os presentes.
 
“Os palestrantes escolhidos se complementam: reúnem solidez acadêmica, experiência prática e compromisso com a democracia e com a defesa dos direitos sociais, trabalhistas e previdenciários, garantindo diversidade de perspectivas”, enfatizou Arantes. 

 

Programação e Palestrantes

13.11 – QUI, 10h
PAINEL 1 – CLT em xeque: exclusões, impasses e rotas de superação 

  • Maria da Graça Druck
    – Profª. nas Ciências Sociais e no Serviço Social (UFBA)
    – Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp
    – Pesquisadora e coordenadora do grupo Trabalho, Trabalhadores e Reprodução Social (CNPq) 
  • Lorena Vasconcelos Porto
    – Doutora pela Un. Roma “Tor Vergata”
    – Procuradora do Trabalho (MPT)
    – Profª. convidada Un. Lyon 2, Mackenzie e outras

13.11 – QUI, 14h30
PAINEL 2 – Novas e velhas formas de trabalho e a necessária regulação social  

  • Adriana de Sena Orsini
    – Profª. de Direito na UFMG
    – Desembargadora do TRT 3
    – Pós-doutora em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas pela UDF/DF
  • Grijalbo Fernandes Coutinho
    – Desembargador do TRT 10
    – Doutor em Direito pela UFMG
    – Mestre em Teoria crítica dos Direitos Humanos pela Universidade Pablo de Olavide (Espanha) 
  • Renan Bernardi Kalil
    – Procurador do Trabalho (MPT)
    – Pós-doutorando em Direito pela USP
    – Prof. de Organização do Trabalho (INSPER); Prof. ESMPU

14.11 – SEX, 10h
PAINEL 3 – Qual modelo de direito do trabalho a armar?  

  • Antonio Baylos Grau – PARTICIPAÇÃO ESPECIAL VIRTUAL
    – Catedrático emérito da Universidade de Castilla – La Mancha (UCLM/Toledo)
    – Diretor da Especialização em Direitos Humanos e Direito do Trabalho da UCLM (Toledo)
    – Diretor do Departamento de Direito do Trabalho e Trabalho Social do CELDS
  • Renata Queiroz Dutra
    – Profª. de Direito do Trabalho na UnB
    – Mestra e Doutora em Direito, Estado e Constituição pela UnB
    – Coordenadora do Grupo de Pesquisa Trabalho, Interseccionalidades e Direitos (UnB)

14.11 – SEX, 14h30
PAINEL 4 – Necessária (e tardia) mudança da estrutura sindical brasileira  

  • Adriana Lamounier Rodrigues
    – Pós-doutora em Direito pela UFMG
    – Especialista e Doutora em Direito do Trabalho e Direito pela Un. Roma “Tor Vergata”
    – Advogada trabalhista e integrante da Clín. Juríd. de Combate ao Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas (UFMG)
  • Andreia Galvão
    – Profª. Ciência Política (Unicamp)
    – Coordenadora da pesquisa CNPq “Trabalho, reformas neoliberais, movimentos sindicais e sociais”
    – Pesquisadora na linha “Movimentos sociais, trabalho e participação política”
  • Jose Dari Krein
    – Prof. Economia (Unicamp)
    – Doutor em Economia Social e do Trabalho pela Unicamp
    – Pesquisador em mercado e relações de trabalho, reforma trabalhista e mudanças do trabalho, sindicalismo e negociações coletivas 

EVENTO