O dia da visibilidade trans é 29 de janeiro, mas essa é uma pauta que não pode ser celebrada e refletida somente nesta data. ?️⚧️
Desde janeiro, Linn da Quebrada está participando do BBB22. Ela é uma artista completa. Cantora, atriz, compositora e ativista social, Lina Pereira dos Santos é muitas coisas.
No documentário que ilustra a foto acima, “Bixa Travesty” (disponível no Globoplay), vários artistas queer também aparecem (Liniker, Jup do Bairro, Assucena Assucena), Lina mostra como seu corpo é político. Sendo uma travesti negra, artista, periférica, há o nu, a quebra de estereótipo, o questionamento de gênero e as reflexões sobre feminilidade e masculinidade. ?
Ganhador de vários prêmios nacionais e internacionais, “Bixa Travesty” traz as questões de pessoas LGBTQIAP+ como algo a não ser definido, mas ao contrário, diluído. Com uma estrutura de entrevistas, ver o documentário te leva a pensar que está escutando uma conversa. Além dos shows, mostra Lina em momentos íntimos com a mãe e contando a experiência de ter passado por um câncer de testículo.
Lina está no BBB22 como uma grande força, mostrando que não cabe a ninguém, nem ao público e nem quem está dentro da casa, apontar ou decidir o que uma pessoa LGBTQIAP+ é. Na música “Mulher”, Linn da Quebrada diz:
“Bato palmas para as travestis que lutam para existir
E a cada dia batalhando conquistar o seu direito de
Viver brilhar e arrasar” ?️?