Câmara aprova criação de feriado nacional do Dia de Zumbi e da Consciência Negra | Rede Lado
Escolha uma Página

Rede Lado

dez 5, 2023

Câmara aprova criação de feriado nacional do Dia de Zumbi e da Consciência Negra

O dia 20 de novembro poderá ser feriado em todo o país, e não somente em algumas cidades e estados como ocorre atualmente. No último dia 29 de novembro, o…

O dia 20 de novembro poderá ser feriado em todo o país, e não somente em algumas cidades e estados como ocorre atualmente. No último dia 29 de novembro, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou a proposta que torna a data um feriado nacional e o chama de Dia de Zumbi e da Consciência Negra. O Projeto de Lei 3268/21 foi aceito por 286 votos contra 121 e já passou também pelo Senado em 2021, dependendo somente da sanção presidencial para se tornar válido.

A aprovação foi a primeira conquista da recém-criada bancada negra. Para a relatora, Reginete Bispo (PT-RS), a criação da data se baseia no Estatuto da Igualdade Racial, que prevê que “o poder público incentivará a celebração das personalidades e das datas comemorativas relacionadas à trajetória do samba e de outras manifestações culturais de matriz africana, bem como sua comemoração nas instituições de ensino públicas e privadas”. Ainda segundo Bispo, o projeto contribui para o combate internacional às discriminações ao permitir que o Estado promova “maior conhecimento, reconhecimento e respeito pela cultura, história e patrimônio dos povos afrodescendentes”.

Apenas o Novo e o PL votaram contra a proposta. O principal argumento dos deputados contrários é que o feriado prejudica a economia e deveria ser definido pelo legislativo estadual e municipal, como já ocorre atualmente. “No mês de novembro já temos muitos feriados, isso teria de ser decisão das câmaras municipais”, disse o deputado Professor Paulo Fernando (Republicanos-DF).

Homenagem a Zumbi

Atualmente, o dia 20 de novembro é feriado nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro; e também em 1.260 cidades brasileiras, ou seja, 29% das cidades do país. A proposta que irá agora para apreciação do presidente Luis Inácio Lula da Silva visa celebrar a memória de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares morto em 1695 e símbolo de resistência contra a escravidão.

Para a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, a aprovação do projeto foi uma vitória da luta dos movimentos negros. “É uma vitória expressiva e simbólica para o povo brasileiro. As datas comemorativas e feriados nacionais guardam e revelam valores que são importantes para uma nação, e ter o Dia da Consciência Negra uma data de luta dos movimentos negros, tendo sua vitória reconhecida, é de grande valor para a construção da memória deste país”.

Você precisa saber

STF mantém decisões anteriores a 2018 sobre terceirização de atividade-fim – Pessoas que receberam montantes em ações trabalhistas definitivas (transitadas em julgado) que questionavam a terceirização de atividade-fim com base na Súmula 331 do Tribunal Superior do Trabalho (TST) não precisarão restituir o dinheiro, conforme decidiu o Supremo Tribunal Federal (STF) no último dia 29 de novembro. Os ministros julgaram embargos apresentados pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e pela Celulose Nipo-Brasileira S/A (Cenibra), que queriam a devolução das cifras. O Supremo considera que os montantes foram recebidos de boa-fé em ações trabalhistas julgadas antes da decisão da Corte que considerou legal a terceirização. Além disso, foi considerado o prazo de dois anos depois de finalizado o julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 324, em agosto de 2018.

Ministério do Trabalho e Emprego realiza Semana de Promoção da Negociação Coletiva – Na última semana, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou a Semana Nacional da Promoção da Negociação Coletiva 2023, que reuniu em Brasília (DF) o chefe da pasta, Luiz Marinho e representantes de entidades ligadas ao direito do trabalho, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Ministério Público do Trabalho (MPT). A iniciativa tem o objetivo de promover discussões em torno dos desafios e perspectivas relacionados à  negociação coletiva. Para o titular da Coordenadoria de Recursos Judiciais do MPT, Francisco Gérson Marques de Lima, para que as negociações trabalhistas voltem a ter importância é necessário recuperar a representatividade dos sindicatos, que se viram enfraquecidos após a Reforma Trabalhista. “Hoje, os patrões já iniciam a negociação por pautas negativas, pautas que buscam desconstruir direitos que estão assegurados na própria legislação ou conferidos em negociações coletivas anteriores”, avalia.

Análises

G1: Nasser Allan comenta sobre a flexibilização da vestimenta profissional no verão

Por Ecossistema Declatra

Com as temperaturas cada vez mais altas, trabalhadores e trabalhadoras que precisam usar trajes formais em seus ambientes laborais sofrem com o calor. O advogado Nasser Allan, sócio do Gasam Advocacia, explica em entrevista se os empregados podem decidir por usar roupas mais leves e sobre a possibilidade de o empregador exigir um determinado dress code. Continue lendo

Antes de sair…

Eventos

  • O futuro do Direito é tema de webinar nesta terça-feira, 5/12, das 10h às 11h.
  • Dias 6 e 7/12 ocorre o XI Congresso Nacional do Direito da Diversidade Sexual e de Gênero em Goiânia (GO).
  • Evento on-line na quarta-feira, 6/12, das 9h às 12h30, discute “Responsabilidade Contratual: temas polêmicos do inadimplemento das obrigações”.
  • Webinar “Crise no Agronegócio: instrumentos e ferramentas jurídicas para a reestruturação da atividade rural” ocorre no dia 12/12, às 18h.

Dicas culturais

  • Cinemalonga nacional “Pedágio” conta história de mãe que busca cura gay para o filho.
  • Músicacanção inédita “Vai da Valsa” faz parte de disco ao vivo de Adoniran Barbosa gravado em 1980 e relançado neste ano.
  • Streaming: até 10/12 estão disponíveis na plataforma IC Play os filmes do 33º Cine Ceará – Festival ibero-americano de cinema.

Jabuticaba é eleita a segunda fruta mais gostosa do mundo por internautas

Um levantamento feito pelo site TasteAtlas com base nas notas dadas por usuários na internet elegeu as melhores frutas do mundo. A Jabuticaba ficou em segundo lugar entre as brasileiras mencionadas, junto com o Açaí (7º lugar) e o Guaraná (41º lugar). A primeira colocada foi o Mangostão, da Indonésia. A lista tem ainda frutas mais “comuns”, como maçã, morango, banana e maracujá. A ideia do levantamento é destacar as comidas locais e aguçar a curiosidade do público para conhecer novas frutas.