Colheita do jasmim para marcas de perfume de luxo usa trabalho infantil no Egito | Rede Lado
Escolha uma Página

Rede Lado

jun 18, 2024

Colheita do jasmim para marcas de perfume de luxo usa trabalho infantil no Egito

Uma investigação feita pela BBC revelou que a colheita do jasmim, usado para abastecer empresas que revendem o óleo a marcas de perfume de luxo, usa mão de obra infantil. A reportagem…

Uma investigação feita pela BBC revelou que a colheita do jasmim, usado para abastecer empresas que revendem o óleo a marcas de perfume de luxo, usa mão de obra infantil. A reportagem da rede britânica mostra que, devido ao baixo preço pago pela matéria-prima, famílias inteiras precisam acordar de madrugada para colher a flor antes que o sol quente a estrague.

Entre as marcas famosas que estariam comprando o jasmim colhido pelas crianças estão a Lancôme e Aerin Beauty, respectivamente pertencentes à L’Oréal e à  Estée Lauder. De acordo com a BBC, que registrou a noite de trabalho de uma mulher e seus quatro filhos com idades entre 5 e 15 anos, a família que colheu 1,5 kg de flores ficou com cerca de 1,50 dólares, ou aproximadamente 7,75 reais pela jornada.

Ainda de acordo com a investigação, a fiscalização nas empresas é falha e não foi capaz de detectar a situação. Ao assistir às filmagens escondidas feitas pela BBC nos campos de jasmim do Egito na estação de colheira do ano passado, o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para formas de escravidão contemporânea, Tomoya Obokata, demonstrou preocupação. “No papel, eles [a indústria] prometem tantas coisas boas, como transparência na cadeia de fornecimento e a luta contra o trabalho infantil. Olhando para esta filmagem, na verdade, [vemos que] eles não estão fazendo aquilo que prometeram”, diz Obokata.

Empresas dizem ter tolerância zero 

As empresas apontadas como compradoras do jasmim colhido pelas crianças afirmam ter tolerância zero com trabalho infantil. Em nota, a L’Oréal garantiu respeitar os direitos humanos; enquanto a Estée Lauder disse que entrou em contato com os fornecedores para investigar melhor a situação.

Você precisa saber

Jornal pernambucano troca celetistas por PJ e atrasa salários de jornalistas – Após promover uma grande mudança com a pejotização da maior parte dos trabalhadores e a manutenção de apenas seis contratos celetistas, o Jornal Diário de Pernambuco está há mais de 50 dias sem pagar os salários dos jornalistas e não dá sinal de que vá quitar a dívida. A última vez que os celetistas receberam foi em 22 de abril e, desde então, seguem cumprindo suas jornadas e entregando as edições do Diário pontualmente. O Sindicato dos Jornalistas do Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope) está acionando as autoridades competentes para resolver a questão. 

MPT e universidades públicas desenvolvem app e site de combate à violência e ao assédio moral no ambiente de trabalho – O Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)  celebraram no começo de junho um Termo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento e implementação de um aplicativo e de um website que visam combater a violência e os assédios moral e sexual no trabalho. O projeto “Trabalho Sem Assédio” terá ferramentas educativas que estão em fase final de desenvolvimento pela Unicamp com apoio técnico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).  “Essa ferramenta será uma forma de sensibilização social, porque trará informações importantes sobre o conceito de assédio, para que as pessoas identifiquem se estão em uma situação de violência. Além disso, o aplicativo e o site trarão os canais de denúncia. O lançamento desse projeto vem em boa hora, no momento histórico vivido pelo Brasil relativo ao processo de ratificação da Convenção 190, o que demonstra a força da sociedade no sentido de combater todo tipo de violência”, explicou Danielle Olivares Corrêa, referindo-se à norma da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que reconhece violência e assédio no trabalho como violações.  O aplicativo será voltado para todos os brasileiros gratuitamente e estará disponível em breve na loja virtual Google Play, para celulares com sistema operacional Android.

Análises

Tribuna do Paraná: Rubens Bordinhão critica pedido de prisão da presidente do APP-Sindicato

Por Ecossistema Declatra

No começo deste mês, o governador do Paraná, Ratinho Júnior, pediu a prisão da presidente da APP-Sindicato, Walkiria Mazeto, por suposto descumprimento de ordem judicial após a entidade manter a greve contra o processo de privatização pelo qual as  escolas estaduais paranaenses estão passando. O  artigo apresenta o link para uma entrevista do advogado Rubens Bordinhão de Camargo Neto, do escritório Gasam Advocacia, ao jornal Tribuna do Paraná, na qual ele fala sobre direito à greve e comenta o caso.  Continue lendo

Antes de sair…

Eventos

  • “Advocacia trabalhista nos Tribunais Superiores – Aspectos práticos e controvertidos” é tema de seminário virtual que ocorre no dia 18/6, das 9h às 12h.
  • Webinar discute dados e reflexões sobre relatório da OCDE sobre temas relacionados à sustentabilidade nas companhias no dia 19/6, às 10h.
  • Formação online “Acidente de trabalho: Aspectos práticos” ocorre nos dias 24 e 25/6, das 18h às 21h.

Dicas culturais

  • Artes visuais: galerias de arte de todo o país se unem em uma exposição em São Paulo e um leilão beneficente on-line em prol do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), atingido pelas enchentes no Sul do país.
  • Música: Vitor Ramil e parceiros estão lançando “Ramilonga – A Estética do Frio”, clássico álbum do artista pelotense, com parte dos lucros destinada à reconstrução do segmento cultural gaúcho.
  • Cinema: cineasta Jorge Furtado é tema da edição especial da revista digital “Almanaque21”.

Cachorro caramelo vira estrela de filme da Netflix

Uma paixão do Brasil para o mundo, é o que promete a nova série da Netflix que terá o tradicional cachorro vira-lata caramelo como protagonista. Amendoim é o nome do mascote na produção intitulada “Caramelo”. Os detalhes do filme ainda não foram tornados públicos, mas o protagonista já foi apresentado em evento no qual pode mostrar seus dotes artísticos. Sobre o enredo, o que se sabe é que terá humor e cenas emocionantes também.